O conjunto está em uma situação urbana no centro de Cala Ratjada, Palma de Maiorca, em um terreno entre esquinas, próximo ao mar e à praça principal. O programa deve alojar sete habitações sociais, dois locais comerciais e sete vagas de garagem no térreo.
As estratégias do projeto são baseadas em dar uma reposta ótima quanto a criação de cidade, e em melhorar as condições de vida e flexibilidade da habitação social.
À cidade:
- - a volumetria do edifício responde, por um lado, à tendência do crescimento em altura da nova edificação que substituirá a vizinhança de habitações unifamiliares de somente um nível existente, e que, portanto, propõe uma construção com o numero máximo de andares, e por outro lado, a vontade de querer recuperar a tipologia unifamiliar isolada existente na zona, mediante a tipologia duplex que se manifesta no interior.
- - a fachada responde às condições climatológicas do Mediterrâneo, protege-se o interior da radiação solar direta no verão com uma segunda pele de gelosia de lâminas de madeira de pinheiro, que se posiciona segundo as necessidades do usuário, podendo ser retiradas no inverno a fim de se aproveitar a insolação solar. O exterior é formado por uma capa de chapisco pintado de branco que responde às construções vizinhas e à tradição mediterrânea, sendo este um produto simples e barato.
Às condições de vida:
- - procura-se, por um lado, aumentar a relação social entre vizinhos, criando um espaço público comum exterior localizado no núcleo de comunicações e, principalmente, no andar superior, coberto com uma varanda; e por outro, pretende-se aumentar a relação do interior da casa com o exterior, incrementando a relação do espaço interior-exterior privado da habitação, proposto através de varandas e terraços em todas as unidades.
- - busca-se, também, melhorar o conforto dos habitantes, e por isso todas as habitações tem ventilação cruzada e dupla orientação.
- -tem-se uma variedade de tipologias que promove mais opções de escolha ao usuário, que pode decidir pelo tipo de habitação que melhor se adapte às suas necessidades. Todas as unidades são de três quartos, uma é adaptada, três são duplex, e as três restantes estão num mesmo nível.
- - flexibilidade na distribuição da habitação ao longo do tempo fornecida pela conformação das paredes em dry-wall facilmente desmontável.
- - a utilização da cor no interior do conjunto permite a identificação de cada residência.
- Cliente: IBAVI (Instituto Balear Vivienda)
- Orçamento: € 707,506.42